quinta-feira, 7 de março de 2013

Recurso escondido do Google Drive cria lista de itens para você

O sistema de reconhecimento semântico do Google é uma maluquice e você pode ver perfeitamente isso em um recurso escondido nas planilhas do Google Drive.


O TechCrunch descobriu que se você digitar duas coisas relacionadas nas células da planilha e depois apertar o botão Option (no Mac) ou CTRL (no Windows) e mover o mouse para baixo, a planilha se autocompletará com outros termos relacionados aos digitados. O GIF abaixo, do BuzzFeed, ilustra o recurso:


anigif_enhanced-buzz-27983-1362612794-16


Como assim? É simples: digitei dois personagens de Star Wars: Darth Vader e Luke Skywalker. Segurei então a tecla CTRL e selecionei as células logo abaixo, e o Drive preencheu todas elas com outros personagens da série:


starwars


Ele também funciona bem com palavras em português. Digitei “São Paulo”, “Corinthians” e “Flamengo”, e as células foram preenchidas com outros times de futebol brasileiros:


futebol


Aqui, uma lista de bairros de São Paulo:


bairros


E aqui uma lista de drogas (lícitas ou ilíticas):


6AwlkDb


Personagens da Nintendo:


nintendo


Personagens de Os Simpsons:


simpsons


Estados brasileiros:


estados


O recurso é válido para muita coisa, mas nem sempre se sai tão bem. Digitei “Dilma Rousseff”, “Lula” e “Fernando Henrique Cardoso” na esperança de preencher a planilha com nomes de presidentes do Brasil. Mas não foi bem isso o que aconteceu:


presidente


Também não tive sorte ao tentar listar nomes do rock nacional. Digitei “Chorão” e “Renato Russo”, mas a lista não foi preenchida com outros artistas de rock daqui:


rocknacional


Marcas de cerveja (deu quase certo):


cerveja


O recurso foi incorporado às planilhas do Google após a descontinuação do Google Labs em 2011. Dentro do Labs existia um produto chamado “Google Sets” que criava uma lista de itens similares após você digitar apenas algumas palavras – ele foi lançado em 2002 mas só passou do estágio “Labs” agora. [TechCrunch, BuzzFeed]






via Gizmodo http://www.gizmodo.com.br/recurso-escondido-do-google-drive-cria-lista-de-itens-para-voce/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gizmodobr+%28Gizmodo+Brasil%29

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog