terça-feira, 30 de abril de 2013

Virgin aciona com sucesso motor da VSS Enterprise

vssenterprise


Para alegria dos trekkers e desespero dos lacaios de George Lucas a Virgin Galactic continua com seu projeto de criar naves espaciais reutilizáveis que cheguem ao limiar do espaço, levando passageiros, turistas e cientistas aonde pouquíssima gente jamais esteve.


Contando com os abissais bolsos de Tony Stark Richard Branson como fonte de financiamento, a empresa não tem pressa. Querem fazer tudo direito, sem correrias e explosões tão comuns a programas espaciais incompetentes.


Algumas semanas atrás eles testaram a VSS Enterprise em vôo planado, depois com o motor ejetando N20, sem iniciar combustão. Agora pela primeira vez ligaram o bicho pra valer.


Levada a uma altitude de 47 mil pés por sua nave-mãe, o avião White Knight Two, a Enterprise foi solta, caindo com estilo planando por alguns momentos, para em seguida acionar o motor-foguete. O teste só durou 16 segundos, o suficiente para acelerar a nave a Mach 1,2, quebrar a barreira do som e atingir 55 mil pés de altitude.


Farão mais alguns testes semelhantes, depois mirarão para o espaço, na casa dos 100 mil pés, e até o final de 2013 iniciarão operações de rotina. Se é que um vôo que custa US$200 mil por passageiro pode ser chamado assim. Espero que sirvam mais que barrinhas de cereal.


Aqui o vídeo do teste. Assista em FullHD, é lindo.















via Meio Bit » Meio Bit http://meiobit.com/122066/virgin-aciona-com-sucesso-motor-da-vss-enterprise/

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog